domingo, 5 de dezembro de 2010

REGRESSÃO: O MISTÉRIO DE OUTRAS VIDAS, VOCÊ ACREDITA?

O assunto é um tanto polêmico tendo em vista, a diversidade de opiniões, tanto dentro das variadas denominações religiões bem como, por parte das correntes científicas... Um colega psicanalista me questionou: por que você vai escrever sobre este assunto tão polemico? E eu prontamente respondi: por que não pretendo formalizar opinião, trazendo mais contradições; pretendo apenas expor o que já está escrito e opinado sobre o assunto, para que cada leitor possa tomar sua direção livremente sem preconceito religioso ou ateísmo cientifico.

A posição religiosa é muito divergente, tendo muitas denominações que rejeitam e outras que aceitam. A posição cientifica, deixa a duvidar em alguns quesitos devido às muitas correntes de opiniões.
Nos primórdios do cristianismo a idéia das existências sucessivas ou reencarnação, talvez de forma não muito clara, era aceita, e chegou a ser ensinada por alguns “pais da Igreja” como Orígenes, Plotino e Clemente de Alexandria. Até mesmo Santo Agostinho, em (Confissões, I, cap. VI), escreveu: “Não teria eu vivido em outro corpo, ou em outra parte qualquer, antes de entrar para o ventre de minha mãe?”
Já a ciência entra em certas contradições por se apegar naquilo que é palpável, ao mesmo tempo em que abre campo na área da parapsicologia para estudar alguns fenômenos até então inaceitáveis.
Pessoalmente eu fico com a teoria e a técnica psicanalítica sobre regressão. Em psicanálise quando se utiliza da palavra regressão, segundo Freud tem três tipos: a tópica no sentido de esquema do aparelho psíquico; a temporal, em que são retomadas formações psíquicas mais antigas; a formal, quando os modos de expressão habituais são substituídos por modos primitivos. Por sua vez, alguns adeptos da hipnose como terapia falam de regressão a fases infantis precoces ou até a outras vidas, em transe profundo. O que não se deve esquecer é que a teoria de vidas passadas esta relacionada com crenças religiosas. Segundo algumas religiões, em transe profundo a pessoa libera capacidade de entrar em contato com aquela vida em que acredita ter existido, independentemente do psicanalista ou do hipnotizador.  Este, aliás, nem precisa conhecer das religiões cujos adeptos acreditam na reencarnação, nem ser praticante de nenhuma delas. É bom saber que esta regressão nem sempre acontece.  Para o psicanalista, isto depende do estado do paciente.  Para o paciente, ele deve saber que a teoria religiosa diz que para o individuo que está na primeira encarnação não há vidas passadas.  A teoria diz também que até para aquele que teria vidas passadas a regressão nem sempre acontece qualquer que seja a técnica usada para realizá-la.
Em psicanálise, a regressão a infância precoce, a “regressão a vidas passadas” devem levar o paciente a acessar seu inconsciente e encontrar solução aos problemas de suas neuroses. Os fatos das “vidas passadas” podem ser interpretados com técnicas semelhantes àquelas usadas para a regressão a vida infantil. É posivel afirma em psicanalise que a vida passada é apenas a realidade psíquica do paciente. É possivel que o paciente encontre em suas “vidas passadas” inconscientemente a compensação de suas carencias atuais, no fato de existirem tantos generais e tantas princesas, e tantos homens e mulheres ricos, desta forma  a interpretação psicanalitica dos contatos com outras vidas será produto do inconsciente trazendo para cada individuo a compensação que cada um precisa. Ainda que a crença de alguns seja que exista mesmo varias vidas e a reencarnação  faça com que cada individuo possa reviver em outra vida nesta terra.
É possivel afirmar que em psicanalise a regressão é a rememoração de fatos e conteúdos psíquicos do próprio paciente. Como método terapêutico, a regressão utiliza ferramentas como o relaxamento profundo, a visualização criativa e a hipnose, visando que o paciente se recorde de eventos ocorridos na infância, na vida intra-uterina e antes do nascimento. Quando as causas são buscadas em outras vidas, denomina-se Terapia de Vidas Passadas.

Na T.V.P. o terapeuta atua de forma semelhante à dos primeiros trabalhos de Breuer e Freud, ou seja, com a hipnose induzida e a sugestão para que determinados acontecimentos sejam recordados, levando o paciente a abrir janelas de seu inconsciente e permitindo que cargas emocionais traumáticas esquecidas venham à tona por meio da catarse.
A pergunta aqui agora é para você caro leitor: Você acredita em vidas passadas? Vote na enquete na barra lateral...

Um comentário:

  1. Acredito que viemos do Universo e a ele retornaremos.Somos parte de um todo.Pequenos fragmentos de algo maior.E se somos parte de um todo, podemos ter ideias e lembranças sobre coisas que não vivemos.Como tomar emprestado um conhecimento alheio, uma conexão.Apenas isso, não exatemente reencarnação.

    ResponderExcluir