quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

PSICANÁLISE A CIÊNCIA QUE CUIDA DA ALMA

O QUE É PSICANÁLISE?
Psicanálise é a ciência do inconsciente que foi fundada por Sigmund Freud (1856-1939). Um método de investigação, que consiste essencialmente em evidenciar o significado inconsciente das palavras, das ações, das produções imaginárias (sonhos, fantasias, delírios) de um sujeito.

FREUD (1920)


São sistematizados os dados introduzidos pelo método psicanalítico de investigação e de tratamento. A aceitação de processos psíquicos inconscientes, este método baseia-se principalmente nas associações livres do sujeito, que são a garantia da validade da interpretação. A interpretação psicanalítica pode estender-se a produções humanas para as quais não se dispõe de associações livres. A psicanálise é um método psicoterápico baseado nesta investigação e especificado pela interpretação controlada da resistência, da transferência e do desejo. O emprego da psicanálise como sinônimo de tratamento psicanalítico está ligado a este sentido; exemplo: começar uma análise.

A psicanálise é um conjunto de teorias psicológicas e psicopatológicas em que; reconhecimento da doutrina da resistência e do recalcamento e a consideração da sexualidade e do complexo de Édipo são os conteúdos principais da psicanálise e os fundamentos de sua teoria, e quem não estiver em condições de subscrever todos não deve figurar entre os psicanalistas.

A PSICANÁLISE E O DIVÂ.


Divã utilizado por Freud

A  Psicanálise, como toda ciência que se preza, tem suas peculiaridades e diferenças. Uma das grandes diferenças entre a psicanálise e demais psicoterapias é o uso do divã.
Freud instituiu o uso do divã nesta terapia com o intuito de levar os  seus pacientes a um relaxamento total das faculdades do corpo físico. 

Divâ utilizado em nosso consultório




Nos dias de hoje não tem sido diferente. o divã continua sendo utilizado para produzir em todos os pacientes um relaxamento maior. atravez do divã o psicanalista coleta material para interpretações futuras.
Quando eu conheci o divã, fui logo em direção a ele com o intuito de me sentar, pois ele parece um sofá convencional, ou até mesmo deitar. Quem não gosta de dar uma deitadinha em um belo sofá. A partir dai descobri que o divã é coisa muito séria, que a psicanálise começa verdadeiramente quando estamos deitado nele.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário