quinta-feira, 30 de maio de 2013

REFLEXÃO... CIÚME DE HOMEM X CIÚME DE MULHER


 
Na verdade o homem acaba pagando a conta em relação a este sentimento tão comum entre os indivíduos de ambos os sexos...
 
Alguns teóricos consideram o ciúme uma emoção oriunda da insegurança, que tem como base à baixa auto-estima, um sintoma de imaturidade ou defeito de caráter. Assim sendo, de acordo com essa posição, se espera do adulto de auto-estima elevada, de maturidade e solidez psicológica que não apresente esse sentimento. Este suposto indivíduo, com tais características, pode até lidar melhor com o próprio ciúme ou com situações provocativas que o outro procure despertar. No entanto, essa postura consiste num traço, mas não necessariamente em uma pré-condição para uma personalidade madura, integrada. Às vezes, aqueles que se mostram controlados, na realidade são pessoas travadas, isto é, encouraçados, se vestem de uma personalidade blindada, mas são poucos os emocionalmente frios aponto de não sentirem ciúmes.
Em 1922, Sigmund Freud classificou o ciúme em três tipos: (1) Competitivo ou normal: essencialmente um sentimento de pesar, devido ao receio de perder o objeto amado, e da ferida narcísica, como também da inimizade contra um rival bem sucedido; (2) Projetado: deriva de pessoas cuja personalidade é infiel, ou seja, por serem capazes de trair, pensarão estar sendo traídas; (3) Delirante ou Ciúme Patológico: É um grande desejo de controle total sobre os sentimentos e comportamentos do companheiro (a). Há ainda preocupações excessivas sobre relacionamentos anteriores, as quais podem ocorrer como pensamentos repetitivos, imagens intrusivas e ruminações sem fim sobre fatos passados e seus detalhes.
Como se vê, o próprio Freud reconheceu a vertente normal do ciúme, mostrando ser problema de ambos os sexos, ou seja: É coisa dos seres humanos em geral e se formos mais afundo, até de outras espécies animais.
 A pergunta agora é: Por que os homens estão sempre pagando a conta e saindo de vilão nessa história..?
Quando tomado pelo ciúme, o indivíduo desencadeia um complexo de emoções a exemplo da raiva, fúria, humilhação, medo, ansiedade, tristeza e depressão. É a partir deste ponto que os homens pagam a conta.
Mulher enciumada fala mais alto, o homem grita; mulher desfere alguns empurrões e tapinhas, o homem joga na parede e puxa pelo cabelo e deixa o corpo da mulher cheio de marcas roxas.
A lei Maria da penha cobra a conta dos homens, MAS QUANDO AS MULHERES SE COMPORTAM MAL NÃO TEM LEI JOSÉ DA PENHA... POR ISSO SENHORES HOMENS SE NÃO QUEREM PAGAR A CONTA SE COMPORTEM MELHOR... ABRAÇOS A TODOS