terça-feira, 26 de outubro de 2010

DEPRESSÃO X TRANSTORNO BIPOLAR...

Na maioria dos casos existe muito conflito, por parte dos leigos no que diz respeito ao diagnostico destas patologias. Na verdade são duas patologias distintas que se familiarizam por estarem arroladas com o humor dos indivíduos: De um lado a depressão, que é distinguida por alterações no humor e pela perda de prazer em atividades antes prazerosas. Na outra mão o transtorno bipolar ou distúrbio bipolar tambem conhecido como transtorno de humor caracterizado pela variação extrema do humor entre uma fase maníaca ou hipomaníaca, hiperatividade e grande imaginação, e uma fase de depressão, inibição, lentidão para conceber e realizar idéias, e ansiedade ou tristeza.
A grande diferença entre estas enfermidades está no fato do transtorno bipolar apresentar uma variação do humor enquanto que a depressão apenas a perda de prazer em atividades antes prazerosas e dependendo do estágio a perda da vontade de viver podendo chegar ate ao suicidio.

 Diagnosticando depressão: Na maioria dos casos existe um engano muito grande em relação a indivíduos depressivos, pois se espera de um indivíduo com depresão que ele esteja choroso, emegrecido ou sem ânimo, na verdade o depressivo tem estes sintomas e muito mais. O DSM IV, manual que descreve e classifica os transtornos mentais, exige que cinco ou mais dos seguintes sintomas se apresentem durante o período de 2 semanas, incluindo sempre o humor deprimido ou a perda de interesse ou prazer para que seja diagnosticado o estado depressivo em um indivíduo, são eles:
  • Humor deprimido na maior parte do dia (em crianças e adolescentes pode ser humor irritável).
  • Prazer e interesse diminuídos por qualquer atividade na maior parte do dia.
  • Perda ou ganho de peso sem estar de dieta, com diminuição ou aumento significativo do apetite.
  • Insônia ou excesso de sono quase todos os dias.
  • Agitação ou retardo psicomotor (Inquietação ou lentidão)
  • Fadiga ou perda de energia quase todos os dias.
  • Sentimento de inutilidade ou culpa excessiva ou inadequada quase todos os dias.
  • Dificuldade de concentração e capacidade diminuída de pensar; ou indecisão quase todos os dias.
  • Pensamentos de morte recorrentes, ideia de suicídio com ou sem plano específico para cometer suicídio.
Diagnosticando transtorno bipolar ou do humor: Os sintomas variam de cada pessoa, os mais comuns são: Tristeza profunda (angustia, depressão) alternados com enorme alegria chegando a gerar euforia, às vezes dá insegurança, às vezes a pessoa se sente bem segura. A segurança do individuo às vezes chega a tanta que ele pode se achar capaz de pilotar até um avião de guerra e a insegurança fazer ele se achar incapaz de atravessar uma avenida.


TRATAMENTO INDICADO: Em ambos os casos O tratamento costuma associar a utilização de medicamentos (psicotrópicos) e a psicoterapia. Os medicamentos na maioria dos casos são responsáveis pela minimização dos sintomas e o controle da angústia e da euforia. A psicoterapia é um processo conduzido por um profissional especializado que serve como tratamento auxiliar e é caracterizada por atendimentos regulares que auxiliam na elaboração da desesperança, da falta de motivação, da auto-estima diminuída e da tristeza, bem como no controle da euforia.

Dr. Carlos André
Psicanalista Clínico

9 comentários:

  1. Ainda nao passei por nenhum psiquiatra porem acredito que eu sofra do transtorno bipolar.Que no meu caso tenho apenas algumas horas de euforia mas a maioria do tempo estou depressivo.Ja perdi 3 empregos por causa disso pois simplesmente nao tenho forcas de levantar da cama as vezes.Quero ser piloto de aviao desdeOS 6 anos de idade.Agora tenho 21.Quando estou em um aviao me sinto 100% feliz e nao sinto mais vontade de voltar a terra firme,la em cima nao existe depressao pra mim.Uma vez diagnosticado bipolar eu terei problemas em me tornar piloto pelo fato de tomar medicacao controlada?meu email e matheus_videographer@hotmail.com ficaria muito grato se recebesse sua ajuda.Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. OLÁ..! OBRIGADO PELA VISITA... É PROVAVEL QUE NÃO TENHA PROBLEMA, MAS ISSO SÓ SERÁ REALMENTE CONFIRMADO APÓS LEVANTAMENTO REALIZADO POR UM PROFISSIONAL HABILITADO, PARA VERIFICAR A ABRANGENCIA DA ENFERMIDADE, POIS A MEDICAÇÃO SERVE PARA ESTABILIZAR O PROGRESSO DA PATOLOGIA... DE QUE CIDADE VC É..?

    ResponderExcluir
  3. Sou do interior de SP.Ouvi dizer que no Hospital das clinicas da Capital tem Estimulacao magnetica transcraniana,sera que isso pode me ajudar?Hoje acordei cedo,fui ate a cidade resolver algumas pendencias,talvez a parte "boa" da doenca esteja voltando...fazem mais ou menos 9 meses que nao me sinto feliz nem animado pra dar um role,depois que perdi meu ultimo emprego a 5 meses atras nao tenho saido do meu quarto..percebo que meu humor muda muito rapido varias vezes ao dia..semana passada eu esmurrei meu laptop ate quebra-lo e depois joguei no chao.Depois de alguns minutos a raiva passou e logo me arrependi.Obviamente nao teria feito isso se nao fosse propriedade minha,mas mesmo assim,quem faz esse tipo de coisas?
    Agradeco de coracao a atencao Dr.
    Forte abraco!

    ResponderExcluir
  4. É um pouco dificil para mim responder, por que não conheço este tipo de tratamento, mas é provavel que se vc chegar lá e procurar um especialista ele vai certamente te orientar no tratamento adequado para o seu caso... quanto a variação do seu humor é realmente tipico do transtorno bipolar, mas é necessario uma avaliação mais rigorosa para diagonsticar a patologia... E EM RELAÇÃO A MINHA DISPONIBILIDADE COM VC DISPONHA SEMPRE POIS EU ESTOU AQUI PARA ISSOOOO...FORTE ABRAÇO

    ResponderExcluir
  5. Eu entrei em contato com uma psiquiatra do Hospital HC de SP,estou aguardando retorno.Estou bastante irritado e tenho dormido pouco porem nos ultimos 3 dias nao tenho tido vontade de ficar trancado no quarto.Fico tambem bastante ansioso e muito preocupado pelo fato de ser um tratamento mental e isso poder me prejudicar futuramente como piloto,ate mesmo porque se eu continuar me sentindo"animado" darei inicio as aulas em Agosto e espero estar bem ate la.
    E muito legal sua iniciativa,ate agora nao achei pessoas como voce disposta a responder perguntas sem fins lucrativos.Afinal,qual o papel do psicanalista?Obrigado mais uma vez!Deus abencoe!

    ResponderExcluir
  6. O fato de você já ter tido contato com uma especialista já faz uma grande diferença, no que tange a iniciar um tratamento... É bom você lutar para tirar da mente o peso (tratamento mental), pois o seu caso não é dos piores, a maioria tem este transtorno e não sabe, e o fato de você reconhecer que precisa de tratamento já é de grande valia para o sucesso e resolução do caso.

    • Quanto ao papel do psicanalista: O CBO (Código brasileiro de ocupação) 2515 - 50 Psicanalista - Analista (psicanálise)

    Psicólogos e psicanalistas tem a mesma descrição sumaria

    Estudam, pesquisam e avaliam o desenvolvimento emocional e os processos mentais e sociais de indivíduos, grupos e instituições, com a finalidade de análise, tratamento, orientação e educação; diagnosticam e avaliam distúrbios emocionais e mentais e de adaptação social, elucidando conflitos e questões e acompanhando o(s) paciente(s) durante o processo de tratamento ou cura; investigam os fatores inconscientes do comportamento individual e grupal, tornando-os conscientes; desenvolvem pesquisas experimentais, teóricas e clínicas e coordenam equipes e atividades de área e afins.
    Formação e experiência
    Para os trabalhadores dessa família é exigido o nível superior completo e experiência profissional que varia segundo a formação. Para os psicólogos, de um modo geral, pede-se de um a quatro anos, como é o caso do psicólogo clínico. Para o psicanalista é necessário, no mínimo, cinco anos de experiência. Os cursos de qualificação também variam de cursos básicos de duzentas a quatrocentas horas-aula, como no caso do psicólogo hospitalar, mais de quatrocentas horas-aula para os psicólogos jurídicos, psicanalistas e neuropsicólogos, até cursos de especialização para os psicólogos clínicos e sociais. A formação desses profissionais é um conjunto de atividades desenvolvidas por eles, mas os procedimentos são diferentes quanto a aspectos formais relacionados às instituições que os formam.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde Dr. Andre!

    Gostaria por favor de uma orientação!!!
    Tenho uma filha com 21 anos de idade, e sinto que ela pode ter o transtorno bipolar, ja fez tratamento com psicologos, ja passei com psiquiatra...nao vi nada mudar... ela é muito fechada, muito mau humorada, explosiva, alto estima la em baixo, nao tem prazer de nada, nem de comprar uma roupa, nunca faz as unhas, nao se maqueia, nao usa brincos, vaidade zero, quase nao sai de casa, dorme muito, não tem coragem para nada, e como se estivesse sempre triste, fechada num mundo só dela...eu fico muito triste por nao poder ajudar nao sei a quem eu devo recorrer, tenho medo que ela possa cometer uma besteira, por favor me ajude...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É NECESSARIO EM PRIME IRO LUGAR CONHECE-LA PARA QUE SE POSSA FAZER UMA AVAALIAÇÃO DO CASO...EU ESTAREI EM SALVADOR NO MÊS DE JUNHO E EM JULHO PARA ATENDIMENTOS QUE ESTÃO AGENDADO... SE PUDER ME LIG 73 8169-0458 73 9919-0740

      Excluir
  8. Dr. Carlos André:

    Boa Noite,

    Sou Bipolar, Tipo II.

    Histórico medico é doença do afeto.

    Me relacinei casualmente com uma mulher mais velha. Esta pirou em mim.

    Eu so queria uma transa. nada mais.

    Tinha uma namorada.

    Fiquei dependente desse mulher..

    Por ser mais velha, manipulou minha vida. E, é de outra religiao.

    EXISTE uma chave de inconciente, para que "eu a aceite" ?

    Minha vida esta um lamaçal. Parei ate de trabalhar.

    OBS: nao queria nada com nenhuma mulher. Quando me apaixonei pela minha ex, eu tive que larga-la a pedido de minha mae: que disse que, nos brigavamos muito. E ela tinha medo que ocoresse o pior. Porem, minha depressao nao é de violencia e nem de suicidio.

    O que o senhor me sugere? Saio fora, ou existe uma chave de inconsciente para eu a assumi-la? Eu nao aceitei que ela conhecesse minha familia. Ate nisto ela me manipulou. Me sinto passado para tras.


    Prazer em conhece-lo.

    Muito Obrigado. E Axé em sua vida. Irmao. Em todos os planos, de vida. Paz, Mhz!!

    ResponderExcluir