terça-feira, 5 de outubro de 2010

O QUE É UMA NEUROSE?

 
O termo neurose foi criado pelo médico escocês wiliam cullen em 1769 para indicar o que ele chamou de desordem de sentidos e movimentos causadas por descontroles gerais do sistema nervoso. Nos dias de hoje, chamada de psiconeuroses ou distúrbio neurótico e se refere a qualquer desordem mental que, embora cause tensão, não interfere com o pensamento racional ou com a capacidade funcional da pessoa. essa é uma diferença importante em relação à psicose que, trata-se de uma desordem mais severa.
A palavra deriva de duas palavras gregas: neuron (nervo) e osis (condição doente ou anormal).
Freud, definiu uma neurose como: Afecção psicogênica em que os sintomas são a expressão simbólica de um conflito psíquico que tem raízes na história infantil do sujeito e constitui compromissos entre o desejo e a defesa.
em 1926, ou seja , mas de 30 anos após ter feito da neurose uma afcção autônoma ao lado da histeria, Freud continuava a considerá-la "sem nenhuma dúvida, o objeto mas fecundo e mais interessante da pesquisa analítica". 
A neurose, na teoria psicanalítica, é uma estratégia ineficaz para lidar com sucesso com algo, o que Sigmund Freud propôs ser causado por emoções de uma experiência passada causando um forte sentimento que dificulta reação ou interferindo na experiência presente. Por exemplo: alguém que foi atacado por um cachorro quando criança pode ter fobia ou um medo intenso de cachorros. Porém, ele reconheceu que algumas fobias são simbólicas e expressam um medo reprimido.
 
Neurose é uma doença emocional, afetiva e de personalidade e acontece quando o sistema nervoso de uma pessoa reage com exagero a uma determinada experiência já vivida. Uma pessoa neurótica passa a ter reações e comportamentos diferentes: fica muito ansiosa, evita sair de casa para ir a determinados lugares, tem medo de certas situações, imagina situações que pode fazer mal, ficam deprimidos mais constantemente, são mais preocupados... enfim, uma pessoa neurótica sente tudo o que uma pessoa normal sente no seu dia-a-dia mas sempre exageradamente. Em geral uma pessoa neurótica sabe do seu problema, sofre com isso mas se sente incapaz de solucioná-lo.
 
Há muitas formas específicas de neurose: Neurose atual, Neurose de abandono, Neurose de angústia, Neurose de carater, Neurose de destino, entre outras. 

Dr. Carlos André


5 comentários:

  1. BOA NOITE!!!gostei muito da forma que o sebnhor se expressou Dr. carlos André e certamente ainda vou tirar muito proveito deste blogg...valeu!!!

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber, qual o diagnóstico e o tratamento eficaz da(s) neurose(s).

    ResponderExcluir
  3. o diagnostico deve ser feito por um profissional (Neurose é uma doença emocional, afetiva e de personalidade e acontece quando o sistema nervoso de uma pessoa reage com exagero a uma determinada experiência já vivida)
    , e o tratamento se dá atraves de psicoterapias que ajudam o individuo a controlar as neuroses que por ventura ele possua...

    ResponderExcluir
  4. gostei muito do seu blog.mas fale um pouco de depressão-bipolar,sei um pouco mas quero mim aprofundar pois é uma doença acredito que emocional.
    valeu!

    ResponderExcluir
  5. brigado pela visita letinha sua resposat ja esta em um artigo com o titulo: depressão e transtorno bipolar...espero que você tire proveito do texto e qualquer coisa disponha....abraços...

    ResponderExcluir