quinta-feira, 11 de novembro de 2010

DUVIDAS E CERTEZAS... O QUE É MELHOR PARA O SER HUMANO?

Quando alguém é inquirido sobre este conceito, a reposta esta na ponta da língua: Melhores são as certezas. Já outros mais coerentes por sua vez param e ponderam... Questionando a se mesmo: Por que este doutor esta indagando isto, se é obvio que o melhor para o indivíduo é a certeza?

 Quando se tratam das duvidas e certezas; entendemos por duvidas o que é hipotético e por isso não achamos nela à melhor opção. Por sua vez, as certezas são coisas concretas já confirmadas atraindo ampla maioria das pessoas entrevistadas. A pesquisa foi realizada com 100 indivíduos de ambos os sexos. Com os seguintes resultados: Entre os homens 80% optaram por certezas e 20 % preferem as duvidas, entre as mulheres 70% certezas, 10% duvidas, 20% não opinaram.
A pesquisa reflete a vontade de cada individuo em obter sempre as certezas em relação às coisas que são questionáveis na vida de cada um.

A teoria psicanalítica mostra que para o ser humano nem sempre o melhor são as certezas, tendo em vista o fato da necessidade de defesa da mente (Ego) o que chamamos psicanaliticamente de: mecanismo de defesa do Ego. Segundo Freud os mecanismo de defesa são processos inconscientes que permitem à mente encontrar uma solução para conflitos não resolvidos ao nível daquilo que é consciente. Especificamente nesta questão de duvidas ou certezas podemos citar um mecanismo de defesa conhecido como Repressão, que na verdade é afastar ou recalcar da consciência um afeto, uma idéia ou apelo do instinto. Um acontecimento que por algum motivo envergonha ou traz alguma espécie de constrangimento pode ser reprimido para o inconsciente.

Neste quesito encontramos a mente que prefere a certeza, optando por ficar com duvida para se defender de um conflito, exemplos: o indivíduo que foi traído e sabe que independente da certeza, se foi ou não traído ele vai continuar com o parceiro, outra forma de apresentação da repressão em relação a certezas e duvidas se trata da morte de um ente querido que esteja desaparecido; só se chora pela morte e sofre com ela quando a certeza chega através do corpo ai à certeza é tão cruel que era melhor para a mente, que permanecesse a duvida, que traria o consolo de um dia reencontrar a pessoa amada...


Dr. Carlos André
Psicanalista clínico

2 comentários:

  1. nossa é realmente verdade!é o eu estou sentindo a respeito da morte!pq minha vó morava em sp e eu na paraiba mas como ela ja era velhinha ficava na duvida se ela tinha falecido ai tudo bem!!!
    mas hoje dia 11/11/2010 soube q ela faleceu fiquei muito arasada e realmente preferiria nesse momento esta na duvida..
    Então entendi oq a reflexão dis q em sertos momentos nosso ego prefere duvidas pq não queremos ficar magoados.
    e a serteza é quando for algo q desejamos e vai nos fazer bem... esse é meu comentário

    ResponderExcluir
  2. Não sei c estou vendo pelo lado certo da ideia, mas prefiro a dúvida.Porque tudo o que é duvidoso, me leva a questionar, seguir em frente. a certeza estaciona.Tem uma frase q gosto mto e não lembro agora d quem é, q diz q ter certeza absoluta é o primeiro passo pra se tornar um idiota absoluto.A certeza para a evolução. Eu gosto da vida em movimento, sempre em frente!

    ResponderExcluir